terça-feira, 2 de abril de 2013

Prefeitura firma parceria com a Copel para desenvolver turismo na região rural


Visando o desenvolvimento do turismo na região rural de São José dos Pinhais, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), Valdir Furlan, esteve nesta terça-feira (2) com o diretor presidente da Copel Lindolfo Zimmer, em reunião articulada pelo deputado estadual Francisco Buhrer, para discutir parceria, que inclui a abertura da Usina Hidrelétrica de Chaminé, para visitas monitoradas.
O secretário Valdir Furlan apresentou os planos da SICTUR para a criação de um circuito de ecoturismo, que tem objetivo de fomentar o comércio, gastronomia e rede hoteleira da região rural, onde a Usina Chaminé entra como um dos atrativos turísticos.
O diretor presidente da Copel acolheu a proposta e colocou a sua equipe de técnicos à disposição para contribuir no projeto que resultará em uma parceria entre a Copel, Secretaria Estadual de Turismo e SICTUR.

Chaminé
O primeiro grande projeto hidrelétrico do Paraná foi a Usina Hidrelétrica Chaminé, em São José dos Pinhais, que teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Curitiba. Começou a operar em 1930 - na época fornecia também energia para as cidades de  São José dos Pinhais, Campo Largo e Piraquara. A até hoje se mantém funcional e tecnicamente engenhosa, com destaque para o meio de transporte entre a Vila Residencial e a Casa de Força, realizado por um bondinho (trole) em atividade desde 1928.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Chegou a hora! Inscreva-se para a Jornada Mundial da Juventude.


Venha participar desta grande "aventura da fé" junto a milhões de jovens de todas as partes do mundo. Organize seu grupo, prepare a mala e o coração. O Rio de Janeiro espera você de braços abertos de 23 a 28 de julho de 2013. Para mais informações acesse o Manual de Inscrições de Peregrinos,  "Tire suas Dúvidas". A JMJ já faz parte de sua vida, não fique fora dessa.



O que é JMJ?

JMJ: Um sonho do coração de Deus

Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.

São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) - com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) - 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) - 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) - 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.

Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.

Governador Beto Richa vai implantar UPS em SJP

Setim, Beto Richa e Francisco Buhrer

O governador do Paraná, Beto Richa, anunciou nesta segunda-feira (1º), a criação de mais duas Unidades Paraná Seguro (UPS) - uma em São José dos Pinhais e outra em Colombo, que vão totalizar 14 unidades em todo Estado.
O bairro que vai receber a implantação da UPS ainda não foi divulgado, pois depende da conclusão do trabalho da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), com base em informações do serviço de inteligência das polícias Militar e Civil.
O Prefeito Luiz Carlos Setim declarou a sua satisfação com a notícia da instalação da UPS em São José dos Pinhais. “O Governador Beto Richa tem sido um grande parceiro da nossa administração, o que para nós é motivo de orgulho, pois o município está vivendo um momento importante na política, não só por toda a atenção que o município está recebendo do Estado, como também as conquistas que o deputado estadual Francisco Buhrer, e o deputado federal Leopoldo Meyer têm conseguido para o município”.
O prefeito Setim lembrou também que já nestes primeiros meses de 2013, o governador esteve presente em quatro oportunidades no município, inaugurando o Colégio Estadual na Borda do Campo, no Mutirão da Cidadania, que também aconteceu naquele bairro, na ampliação da Renault e durante a vistoria das Obras da Copa que estão acontecendo no município. “Isso demonstra a importância da parceria com Governo do Estado e o trabalho dos nossos deputados em prol de São José dos Pinhais, onde quem ganha é a população”.
UPS
O Paraná implantou 12 UPS durante o ano passado. Curitiba conta com dez unidades, distribuídas pelos bairros Uberaba, Parolin, Cidade Industrial (Vila Verde, Sabará, Caiuá, Nossa Senhora da Luz e Vila Sandra), Sítio Cercado (Vila Osternack), Tatuquara (Vila Ludovica) e Cajuru (Vila Trindade). As duas unidades do interior foram instaladas nas cidades de Cascavel (Jardim Interlagos) e Londrina (Jardim União da Vitória).
A metodologia de implantação das UPS prevê uma fase inicial, de inteligência policial, para identificação de traficantes, pontos de tráfico de drogas e cenas de uso de entorpecentes. No momento seguinte são feitas as prisões e o policiamento comunitário é implantado de forma permanente. Em um segundo momento, começam as ações sociais e melhorias de infraestrutura, com a integração de diversas áreas do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras.