sábado, 28 de setembro de 2013

"GIFs" animados, também no Facebook

Através do Giphy, motor de buscas de GIFs animados, é possível compartilhar as imagens animadas.

 Para isso, basta acessar o site     Giphy   clique aqui e escolher um GIF. Em seguida, basta compartilhar no Facebook pelo botão do site ou copiar o link ao lado de "Share GIF" e colar no seu mural.

Contudo, não se trata de um GIF na real acepção da palavra. Ele se comporta exatamente como uma imagem animada, com um loop infinito, mas para ser postado na rede social, existe uma conversão para o formato Flash.

A novidade, no entanto, não deverá poluir o feed de notícias dos usuários. Isso porque será necessário dar play em um GIF, exatamente como em um vídeo comum, para que ele possa começar a animação.

Alex Chung, cofundador do Giphy, afirma ao Mashable que o recurso foi desabilitado no passado porque o Facebook não queria ficar parecido com o MySpace, com tantas imagens piscantes nas páginas de perfil. Desde então, a mídia passou a ser uma forma de arte da internet e voltou a ganhar força.

Por enquanto ainda não há previsão até quando o Facebook aceitará GIFs animados de uma forma nativa.
Fonte: Olhar digital

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Colônia Murici lança novo roteiro de Turismo Rural em São José dos Pinhais


O Caminho das Colônias é o mais novo roteiro Turístico Rural de São José dos Pinhais, o qual abriga a tradicional Colônia Murici, fundada em 1878 que recebeu este nome em homenagem ao conceituado médico José Cândido da Silva Muricy. Para compor e integrar esse novo roteiro as regiões do Avencal, Malhada e Saltinho da Malhada, entre outras, também estão incluídas no Caminho das Colônias.
Vale ressaltar que a Colônia Murici não perdeu a sua identidade, mesmo com a chegada da tecnologia, sendo isso mérito de muitos moradores e empreendedores que ainda preservam os costumes tradicionais dos imigrantes que lá chegaram. Mesmo tendo deixado de usar em sua rotina diária objetos como carroças e arados, as pessoas da Colônia Murici ainda mantém guardados diversos objetos, para que se preserve a história de dessa colônia, e porque não dizer de nossa cidade.
A localidade se tornou a maior produtora de hortifrutigranjeiros da Região de Metropolitana de Curitiba, conquista que também é herança dos imigrantes que hoje compõe o roteiro Caminho das Colônias, o qual possui a influência de poloneses, italianos e de outras etnias.
Folder oficial do roteiro

O Caminho das Colônias está localizado a 30km do centro de Curitiba. Nele você encontra empreendimentos como: Chácaras de Lazer e Eventos, Pesk Pagues, Restaurantes, Cafés Coloniais e Vinícola, além da Casa de Cultura Polonesa, Casa de Shows, Lojas de Artesanato, Comércio de Orgânicos e Produtos Coloniais, tudo isso emoldurado como as construções locais que fazem parte do Patrimônio Arquitetônico Histórico e Cultural, um presente que foi deixado pelos primeiros moradores.
Ao todo são 18 empreendimentos associados, juntamente com outros pontos de visitação onde os turistas e visitantes poderão conhecer um pouco da cultura dos povos que fizeram e fazem a trajetória da Colônia e parte da identidade de São José dos Pinhais.

O projeto Caminho das Colônias tem como desafio para os próximos anos a implantação da sinalização interna e melhorias de infraestrutura de forma continuada, que irão tornar os passeios ainda mais agradáveis, proporcionando a todos uma nova forma de descobrir as belezas do Caminho das Colônias de São José dos Pinhais.

Matéria PMSJP]

A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou na manhã desta quinta-feira (26), o lançamento da nova rota de turismo rural no município: Caminho das Colônias. O evento aconteceu na chácara Illustratti, localizada na Colônia Murici.
O Caminho das Colônias é um roteiro de turismo rural que abrange toda a Colônia Murici, bem como a o Avencal, a Malhada e o Saltinho da Malhada, locais antes conhecidos por formarem um cinturão verde responsável pelo produção de hortifrutigranjeiros que abastecem toda a região metropolitana.
O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Furlan destacou a importância que o projeto tem para São José dos Pinhais: “Queremos proporcionar a visitação da gastronomia local e também divulgar as belezas naturais do município, a agricultura forte da região e a cultura das etnias de colonização, valorizando a comunidade local. Esse novo turismo rural é importante para divulgar São José dos Pinhais para outros lugares e proporcionar assim novos investimentos, novos empregos e renda”.
Localizado a 30 quilômetros do centro de Curitiba, no Caminho das Colônias será possível encontrar chácaras de lazer e eventos, pesque-pagues, restaurantes, cafés coloniais, vinícolas, casa de shows, lojas de artesanatos e comércio de orgânicos e produtos coloniais, além disso, a Casa de Cultura Polonesa – que preserva parte da história de colonização da região. Ao todo são 18 empreendedorismos associados ao roteiro, que conta também com outros lugares para visitação.
O prefeito Luiz Carlos Setim lembrou a todos os presentes que o turismo rural em São José dos Pinhais foi lançado em 1998. “Iniciamos o projeto de desenvolvimento do turismo rural na nossa primeira gestão, através do Caminho do Vinho, que alcançou êxito e se tornou referência de turismo e lazer”.
Setim também ressaltou os pontos positivos que o Caminho das Colônias trará para município: “De agosto a setembro assinamos vários protocolos e convênios do setor industrial com empresários nacionais e internacionais que acreditam no desenvolvimento do nosso município. O setor comercial e industrial de São José dos Pinhais esta muito bem desenvolvido. Agora a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está lançando esse projeto, desenvolvendo ainda mais o turismo rural. Ao longo do Caminho das Colônias existem oportunidades de lazer para toda a região metropolitana e da capital participar ativamente. A administração pública sente-se gratificada por desenvolver esse trabalho na nossa cidade”.
Além dos envolvidos no projeto, prestigiaram o evento o vice-prefeito, Toninho da Farmácia e os secretários municipais Daniella Setim, Brasilio Vicente de Castro Filho, Amarildo Rosa, Eduardo Freyer e Leandro Rocha, de Agricultura, Saúde, Cultura, Comunicação e Viação e Obras Públicas, respectivamente, o chefe de gabinete do prefeito, Louir Berti, a presidente da Associação do Caminho das Colônias (ANCAM), Dolores Picussa e a Denise Bezerra, representando o Secretário de Turismo do Estado, Clemente Consentino Neto.



sábado, 14 de setembro de 2013

Mais 2 bandidos mortos pela GM de São José dos Pinhais.

confronto-saojose14092013

Bandidos matam tio do proprietário da mercearia com tiro no olho e morrem em confronto com GM

Ao assaltarem um comércio e clientes próximo a Igreja São Sebastião, a dupla atirou contra o tio do dono da mercearia que pedia calma a eles. João Nogueira, 26 anos, foi atingido no olho e levado em estado grave rapidamente ao Hospital de São José. Ele não resistiu.
confronto-saojose - 14092013
Carro roubado de dono de mercearia. Foto: BH/Banda B
Clientes relataram  que a dupla foi bastante violenta e ordenou que todos ficassem abaixados durante o assalto. Eles estavam armados com revólveres calibre 32 e 38. No momento em que João se ergueu, foi baleado. Eles fugiram levando dinheiro, cigarros e outros produtos da mercearia. Na fuga, o veículo Honda Civic do proprietário foi levado. Um helicóptero foi acionado no resgate da vítima, mas assim que deu entrada no hospital, não resistiu aos ferimentos.
Em alerta, viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar iniciaram as buscas pelos bandidos. Próximo ao Recanto Sertanejo, em Colônia Murici, os bandidos viram uma viatura da GM e abandonaram o veículo. Os dois entraram em um matagal e dispararam tiros contra os guardas que seguiam atrás deles. Os guardas  revidaram e acertaram dois tiros nos bandidos. A ação foi rápida. “Assim que eles entraram no mato ouvimos os disparos. Eles abandonaram o veículo de qualquer jeito na estrada”, contou o GM Alves.
Os corpos dos assaltantes será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. A polícia ainda não sabe a identidade oficial da dupla.



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

160.110 veículos em São José dos Pinhais

Detran/PR divulgou que dia 06/08 São José dos Pinhais chega ao número de 160.110 veículos cadastrados

Frota do Paraná chega a 6 milhões de veículos


O Paraná alcançou nesta terça-feira (06) a marca de 6.008.734 veículos em circulação. Com isso, a frota paranaense já é a terceira maior do Brasil, atrás apenas de São Paulo (mais de 23,6 milhões) e Minas Gerais (8,5 milhões). O Estado responde sozinho por cerca de 40% dos veículos registrados em toda Região Sul.

O número de carros, motos, caminhões e ônibus, entre outros, equivale a mais da metade da população, que segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, somava 10,4 milhões de pessoas. Ou seja, existe um veículo registrado a cada dois paranaenses.

“Todos os meses entram em circulação, em média, 31 mil veículos novos no Paraná. De janeiro a julho de 2013, foram quase 217 mil primeiros emplacamentos registrados”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Segundo ele, a frota do Estado mais do que dobrou na última década e não passava de 2,5 milhões de veículos em 2001.

“É um crescimento que exige do poder público planejamento e investimentos em educação, fiscalização e engenharia. O Governo do Estado tem adotado uma série de medidas para melhorar os serviços e garantir segurança no trânsito. Além disso, também passou a auxiliar os municípios no planejamento de ações nesse sentido”, destaca Traad.

CIDADES - Curitiba é o município paranaense com mais carros nas ruas e já registra 1.331.277 veículos. Londrina, na região Norte, conta 334.916 veículos e Maringá, no Noroeste, tem 280.916.

No ranking das maiores frotas, Cascavel registrou 186.205 veículos no último mês. Seguida por Ponta Grossa (165.758), São José dos Pinhais (160.110) e Foz do Iguaçu (142.994).

Para auxiliar as cidades menores, que ainda não têm o trânsito municipalizado e também aproximar a gestão do trânsito das pessoas, o Detran do Paraná propôs uma parceria que garante apoio técnico e financeiro para questões de sinalização viária e engenharia. Em 2013, são 59 cidades conveniadas. Em 2014, serão atendidas mais 90.

ATENDIMENTO - Outra preocupação do Departamento é melhorar os serviços prestados aos usuários no mesmo ritmo do crescimento da frota. Para isso, a autarquia investe em serviços pela internet, através do sistema Detran Fácil, e em outras opções de atendimento, como os 300 totens que devem ser instalados até o final do ano em diferentes pontos do Estado.

“O aumento na frota implica em mais carros sendo emplacados, vistoriados e registrados, mais motoristas renovando a Carteira Nacional de Habilitação, novos condutores examinados, mais certidões emitidas. É obrigação do governo atender esta demanda de forma satisfatória e eficaz. Por isso, o Detran está se modernizando”, explica o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Departamento, Hugo Seleme Collodel.

ENGENHARIA – Com mais de 722 mil veículos pesados, entre caminhões, reboques e ônibus, circulando nas estradas, o Governo do Paraná realiza obras importantes, como a duplicação da PR 445, entre Londrina e Cambé; a duplicação entre Maringá e Paiçandu; os contornos de Mandaguari e Campo Largo; a duplicação entre Matelândia e Medianeira; e as obras de duplicação da Rodovia do Café, que devem começar em setembro e representam investimento de R$ 1,2 bilhão ao longo dos sete anos de execução.

Ao todo, são mais de R$ 840 milhões investidos na conservação e manutenção de 11,8 mil quilômetros de rodovias, mais de R$ 250 milhões aplicados em obras de duplicações e contornos e R$ 400 milhões na duplicação de vias na Região Metropolitana de Curitiba, além da retomada das obras nas rodovias concessionadas, com investimentos de R$ 1,5 bilhão.

"Estamos investindo no maior programa de melhoria rodoviária no Brasil, recuperando a malha paranaense e modernizando as rodovias para permitir que o setor produtivo e os paranaenses possam usufruir de uma boa infraestrutura", lembra o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

EDUCAÇÃO – Os projetos e ações de educação para o trânsito foram retomados e passaram a envolver as prefeituras. Em 2014, mais de 40,5 mil alunos da rede pública de ensino municipal, em 132 cidades paranaenses, vão trabalhar o tema durante as aulas.

Campanhas e blitz educativas também uniram poder público e iniciativa privada, como a Associação de Bares e Restaurantes, empresas fabricantes de bebidas alcoólicas e associações de taxistas.

Outras atividades são mantidas pela Escola Prática Educativa de Trânsito, administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que já atendeu mais de 1,2 milhão de alunos.
Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Vem aí a 2ª Festa da Banana em Colônia Castelhanos

No próximo dia 6 de outubro a "COOCASTEL"Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos e Prefeitura de São José dos Pinhais através das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, Agricultura, Meio Ambiente e Governo,  realizarão uma das mais belas festas da região.

A Festa se inicia com a santa missa às 10h na Capela local e logo após almoço completo com churrasco e costela que pode ser adquirida antecipadamente ao preço de R$ 40,00 cada 3kg.


A comunidade está preparando vários pratos típicos a base de banana; conservas, tortas, bolos, artesanato, etc
Não perca essa oportunidade de estar em contato com a natureza nessa belíssima localidade onde tem forte potencial para o  turismo rural.


A Colônia Castelhanos está localizada na região da Serra do Mar, na divisa com Guaratuba, e fica distante 65 quilômetros do centro de São José dos Pinhais. No local vivem cerca de 90 famílias, sendo que a principal cultura cultivada comercialmente é a banana. De acordo com a Cocastel semanalmente são colhidos na Colônia Castelhanos 10 toneladas de banana, sendo que no auge da colheita, que é no verão, ultrapassa as 15 toneladas/semana.