sexta-feira, 29 de julho de 2016

Pesquisa aponta Toninho da Farmácia na frente para prefeito de São José dos Pinhais 2016


Primeira pesquisa oficial aponta Toninho da Farmácia, grande favorito para prefeito de São José dos Pinhais
 
A publicação referente a pesquisa de intenção de votos, realizada entre os pré candidatos a prefeito de São José dos Pinhais, está na edição 1269 do jornal cn10, os dados coletados entre 24 e 27 de julho foram registrados no TSE Nº 04920/2016. A pesquisa foi elaborada com os nomes prováveis dos pré candidatos a prefeito, que estão sendo mencionado nos jornais e nas redes sociais.  

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Festa do Vinho São José dos Pinhais Programação 2016

PROGRAMAÇÃO 14ª FESTA DO VINHO E MOSTRA DE FOLCLORE
Dia – 05/08
Sexta feira
18h – Abertura dos portões
Concurso da rainha
Abertura Oficial
Coral Belvedere
Grupo Folclórico Cuore D’ Itália
Cerimônia do Vinho ( pisada da uva)
Grupo Musical Ítalo Brasileiro RAGAZZI DEI MONTI.
23:00h – Fechamento da bilheteria.
23:30h – Encerramento da festa fechamento da praça de alimentação.

Dia – 06/08
Sábado
11h – Abertura dos portões.
Almoço ( gastronomia italiana local).
Alberto Batistella Cantor Lírico Pop Italiano
Grupo Foclórico Cuore D’Itália
Coral Belvedere
Coral Italo Polonês Taquaral
18h – Degustação gratuíta da Polenta de 14 metros.
Rodrigo Machado – Dança de Salão
Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko
DECO DAL PONTE E BANDA
23:00h – fechamento da bilheteria.
23:30h – encerramento da festa fechamento da praça de alimentação.

DIA – 06/08
Domingo
10h – Missa Italiana realizada na Capela da Colônia Mergulhão – Caminho do Vinho
11h – Abertura dos portões.
Alberto Batistella Cantor Lírico Pop Italiano
Grupo Folclórico Polonês Wawel
Grupo Metropolitana de Dança Gaúcha
Escola de Dança Aziza Mahaila
Grupo Folclórico Cuore D’Italia
BANDA VECCHIO SCARPONE
20:00h – Fechamento da bilheteria
20:30 – Encerramento da Festa Praça de alimentação.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Turismo Rural de São José dos Pinhais é referência nacional

Iedoski Artes Caminhos da Colônia Murici. Foto Pedro Serapio/Gazeta do Povo

Turismo rural garante renda para agricultores e diversão familiar

As atividades de agroturismo caíram no gosto popular e ganham cada vez mais adeptos

O turismo rural está crescendo no Paraná. A atividade virou uma alternativa lucrativa de renda para pequenos agricultores que aproveitam a estrutura do campo para encantar os turistas. De acordo com o Instituto Emater, o turismo rural cresceu 35% de 2014 para 2015.

Na Colônia Murici, em São José dos Pinhais, o casal Eduardo Malchow e Alexandra Leschnhak produz hortaliças, morangos orgânicos, alguns grãos e leite. Após a visita de algumas escolas resolveram investir no turismo pedagógico e. Em 2010, criaram o Rancho Caminho das Águas. “Há oito anos fazemos feira em Curitiba que nos ajuda a manter esse sonho. Mas não dá para depender apenas da agricultura. Queremos ter outra fonte de renda, por isso nossa intenção é expandir o negócio”, afirma Alexandra.
Responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, a chamada agricultura familiar é o setor que mais apostou neste segmento. Além da produção de frutas, verduras e legumes, as pequenas propriedades rurais ganharam estacionamentos, restaurantes, quartos e passeios.
“Se levarmos em conta os diversos fornecedores que cada um dos empreendimentos de turismo rural possui, desde o agricultor que vende hortaliças para restaurantes rurais até a fabricante de rolhas para as vinícolas, toda uma cadeia de produtos e serviços é movimentada, cada uma recolhendo impostos e gerando divisas para o município”, afirma o diretor de turismo de São José dos Pinhais, Antonio Marcos Chupel.
Para a coordenadora de turismo rural da Região Metropolitana de Curitiba, Marilda Baduy, a atividade ganhou força a partir de 2004 e, apesar de pouco explorada, já tem trazido bons resultados para muitos produtores.
É o caso da família da Ana Bernadete Grockoski. Filha de pequenos agricultores, em 2010, ela e o marido abriram o café colonial Kawiarnia, o primeiro da Colônia Murici. O negócio deu tão certo que já se tornou a principal renda da casa. “Minha família continua na lavoura com a criação de animais, produção de manteiga, verduras e milho, mas o café colonial é nossa principal fonte de renda. Começamos com 60 lugares para o público e expandimos para 150”, conta.

Desafios

Um dos maiores desafios do Instituto Emater é preparar os agricultores familiares para abrir a propriedade e acreditar no potencial do turismo. Por isso, a entidade trabalha com parcerias e capacitação para orientar famílias na gestão da nova atividade. “O trabalho do Emater é essencial pois está ajudando a desenvolver os negócios de cada produtor”, afirma a presidente da Associação de Moradores, Comerciantes e Agricultores da Colônia Murici (Amcam), Roseli Iedoski Fontes.

Para o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, a legalização da atividade é outra dificuldade do setor. “As questões legais advindas com a legislação mais voltada para o turismo em áreas urbanas cria dificuldades para o agricultor se formalizar como empreendedor de 
turismo”, explica Gimennes.
Por Andrea Côrtes, Gazeta do Povo 19/7/2016
Rancho Caminhos das Águas Turismo Pedagógico. Foto Jonathan Campos/Gazeta do Povo


7 roteiros incríveis para fazer de carro pelo Brasil

Caminho do Vinho em São José dos Pinhais está entre os 7 roteiros indicados pela revista Exame 


Cidade-base: São José dos Pinhais, Paraná
Distância: 26 Km de Curitiba
Para quem quer comer e beber bem, o Caminho do Vinho é um excelente destino para ir de carro. Entre as atrações da região, as casas de café coloniais são destaque.
Já quem quer mais contato com a natureza, não pode deixar de conhecer a Cachoeira dos Ciganos.
Fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/7-roteiros-incriveis-para-fazer-de-carro-pelo-brasil#2

quarta-feira, 13 de julho de 2016

9ª Exposição de Orquídeas, mais de 5 mil pessoas são esperadas em Colônia Murici


A 9ª Exposição de Orquídeas será realizada nos dias 23 e 24 de julho, no Salão Paroquial da Colônia Murici. O evento contará com 15 expositores e 5 produtores do município e de Curitiba que vão expor mais de 100 espécies diferentes. A exposição é organizada pela Associação Amadora de Orquidófilos de São José dos Pinhais, com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a grande variedade de cores, formas e tamanhos da flor. As mudas das espécies mais comuns poderão ser adquiridas por até R$ 10,00. Os preços, no entanto, podem chegar aos três dígitos quando se trata de espécies que interessam mais aos colecionadores. Também terá venda de objetos e insumos apropriados para o plantio e cultivo de mudas.
Segundo João Luiz Mikos, presidente da Associação Amadora de Orquidófilos do Município, o objetivo da exposição é incentivar o cultivo e a comercialização da flor. “Serão cerca de 2 mil orquídeas para venda, com preços para todos os bolsos. Além das orquídeas, teremos um estande com cactos e suculentas”, destaca.
O evento vai oferecer uma estrutura completa com estacionamento, banheiros e alimentação. A expectativa da organização é atrair 5 mil pessoas nos dois dias.
Serviço:
Dias: 23 e 24 de julho
Horário: das 9h às 18h
Local: Salão Paroquial da Colônia Murici – Rua João Lipinski, 350
Entrada: gratuita

terça-feira, 12 de julho de 2016

Toninho da Farmácia e Thiago Buhrer pré candidatos a prefeito e vice

Pré candidado a prefeito Toninho da Farmácia e Thiago Buhrer pré candidato a vice prefeito juntos

Noite agitada no cenário político desta terça feira (12) em São José dos Pinhais, onde Thiago Buhrer desistiu da pré candidatura a prefeito para anunciar as bancadas do PSDB e PP que será pré candidato a vice prefeito de Toninho da Farmácia, na chapa da situação, tudo isso após muitas reuniões com o deputado federal Leopoldo Meyer, deputado estadual Francisco Buhrer e o Prefeito Setim, indicaram e apoiaram esta união.
Esta será uma eleição diferente, pouco prazo e poucos recursos, onde o eleitor avaliará todos os candidatos que estarão na disputa, os que tem problemas na justiça, terão desvantagem, disse o deputado Francisco Buhrer.