segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Portal Caminhos da Colônia Murici

Portal Caminhos da Colônia Murici
Será inaugurado no próximo dia 13 de fevereiro de 2016, onde a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Programa Avança, entregará para a comunidade rural do Município mais uma importante obra: o Portal Caminhos da Colônia Murici – que será uma referência para um dos roteiros mais visitados do turismo rural da região. A obra está situada na extensão da Rua Dr. Murici, no entroncamento de acesso à Colônia Mergulhão, próximo da igreja história da Costeira do Cupim.
“Há mais de dez anos que a comunidade, por meio da Associação de Moradores, Comerciantes e Agricultores da Colônia Murici e Região (Amcam), solicita a construção desse portal. Foi um dos pedidos feitos em uma das audiências pública na nossa gestão. Ele representa a valorização da Cultura Polonesa e da primeira colônia de imigrantes do Município, e que até hoje é um dos símbolos da preservação da nossa identidade”, disse o prefeito Luiz Carlos Setim.
Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, o portal será um marco para o desenvolvimento turístico e econômico da região. “A criação do portal dará identidade para a região, que abrange desde a comunidade da Colônia Murici, passando por Gamelas, Avencal, Malhada, Saltinho da Malhada, Roça Velha até a BR-376, no Inhaíva” destaca.
O Portal Caminhos da Colônia Murici será o mais novo roteiro turístico rural de São José dos Pinhais. Destaque para a tradicional Colônia Murici, fundada em 1878, que recebeu este nome em homenagem ao médico José Cândido da Silva Murici. A região se tornou a maior produtora de hortifrutigranjeiros da Região Metropolitana de Curitiba, conquista que também é herança dos descendentes de imigrantes que hoje compõe o roteiro Caminhos da Colônia, o qual possui a influência de poloneses, italianos e de outras etnias.
Na localidade há empreendimentos que fomentam o turismo rural, como chácaras de lazer e eventos, pesque-pagues, restaurantes e cafés coloniais, vinícolas, além da Casa de Cultura Polonesa, casa de shows, lojas de artesanato, comércio de orgânicos e produtos coloniais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário