quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeitura propõe construção de memorial em homenagem ao Casarão demolido

O prefeito Luiz Carlos Setim quer promover a valorização e o respeito pela história do município.
E o Casarão
Antiga sede da prefeitura  de São José dos Pinhais, que foi demolida (foto abaixo) por determinação do ex prefeito Ivan, em uma madrugada de sábado.
O prédio foi da família Maçaneiro, segundo o jornalista Antonio Bobrowec. Na década de 40, a casa foi comprada pela Congregação de São José, que foi sua proprietária até 1970. “Já tinha um valor cultural, porque as irmãs utilizavam as instalações para oferecer cursos”, diz Bobrowec. Em 1980, o prefeito Moacyr Piovesan comprou o imóvel para ser sede da prefeitura. era um dos prédios mais antigos da cidade. Foi construído no século 19 e era a única edificação da cidade que ainda tinha uma fachada com a arquitetura neoclássica italiana. Com o mesmo estilo, existe somente o Museu Casa Lacerda, no Centro Histórico da Lapa, edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Histório Nacional (Iphan).O prédio servia como espaço para os gabinetes do prefeito e vice-prefeito. 


Fato foi notíciado...Prefeitura de S. José dos Pinhais comete insanidade com patrimônio histórico. Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e vereadores cobram justificativa sobre destruição de prédio histórico de 135 anos.

 Membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – COMPAC - conheceram proposta da Secretaria de Urbanismo


A Prefeitura de São José dos Pinhais seguindo a visão do Prefeito Luiz Carlos Setim, de promover a valorização e o respeito pela história do município, apresentou uma proposta para resolver a questão do embargo do terreno do antigo Casarão Massaneiro, que já foi sede da Prefeitura.
A Secretaria de Urbanismo propôs aos membros do COMPAC apresentar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ao Ministério Público. Neste termo está prevista a construção de um memorial e de um portal similar à fachada do Casarão, mantendo as características de esquadrias em forma de arco e identificando as diversas cores e materiais usados ao longo do tempo. Também prevê uma parede onde será contada a história da construção do imóvel, bem como a demolição e do memorial erguido em homenagem e respeito aos cidadãos são-joseenses, preservando a cultura para as futuras gerações.   
Hoje operários limpavam o local onde a proposta é a construção do memorial
Os membros do COMPAC analisaram a proposta e esperam que o Ministério Público se mostre favorável, pois esta proposta contempla também a recuperação de outro imóvel tombado no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário